Casa Verde e Amarela

Veja todos os requisitos para participar do Programa Casa Verde e Amarela

O governo federal lançou o Programa Casa Verde e Amarela que beneficia muitas pessoas. Assim, este programa de habitação popular é uma alternativa ao Minha Casa, Minha Vida. De fato, uma das diferenças principais entre esses programa é a diminuição das taxas de juros. 

O compromisso do governo é bonificar mais de 1 milhão de famílias brasileiras e realizar seus sonhos da casa própria. Contudo, no artigo de hoje, separamos algumas informações para que você possa conferir os requisitos para ser aprovado e obter o benefício.

Veja todos os requisitos para participar do Programa Casa Verde e Amarela
Veja todos os requisitos para participar do Programa Casa Verde e Amarela

O que é o Programa Casa Verde e Amarela?

O Programa Casa Verde e Amarela é um incentivo do governo federal destinado a permitir que mais grupos de famílias comprem suas casas. No entanto, na prática,  se trata de uma reformulação do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Para isso, o programa oferece taxas de juros mais baixas e subsídios com base na renda de cada família. 

Como funciona o Programa Casa Verde e Amarela?

A promessa original é de que o governo financie, de modo mais fácil, e com diminuição de juros, residências para milhões de cidadãos. O Casa Verde e Amarela divide a população em 3 grupos com base na renda per capita da família. Confira abaixo como é esse agrupamento:

  • O primeiro grupo vai ser composto por meio de cidadãos cuja renda não ultrapasse R$ 2.000;
  • Já o grupo 2 é formado por meio de brasileiros com renda entre 2 e 4 mil reais;
  • Por fim, o terceiro grupo é composto pelos brasileiros que ganham entre 4 e 7 mil reais.

Dessa forma, cada grupo conta com condições específicas no momento de financiar um imóvel. Assim, além de expandir e melhorar o setor de construção civil, o governo deseja atingir mais brasileiros.

Entre o Minha Casa, Minha Vida e o Casa Verde e Amarela, qual é a diferença?

O programa Minha Casa, Minha Vida foi feito para fornecer moradia às populações mais pobres do país. Enquanto isso, o Programa Casa Verde e Amarela pertence ao atual governo. Dessa forma, conta com algumas diferenças importantes. 

Por exemplo, a normalização fundiária e a atualização e melhoria na formação de residências custeadas. Aliás, a faixa de renda per capita para a aquisição da Casa Verde e Amarela também mudou. 

No entanto, a tabela de taxas e juros foram alteradas. Dito isso, eles variam com base na faixa salarial dos brasileiros e onde o imóvel vai ser adquirido.

Por que se inscrever no Programa Casa Verde e Amarela?

Um dos benefícios principais para os cidadãos que aderem ao programa é a oportunidade de possuir a casa própria. Dessa forma, você pode se livrar dos constantes pagamentos de aluguel. Então essa poderá ser uma ótima oportunidade para comprar sua casa própria. 

Mas, como as condições e os juros para a compra de imóveis são hoje em dia bem altos, é difícil para os mais pobres obter. Aliás, os beneficiários do programa vão receber auxílio do governo, que vai ser pago por meio da União como parte do valor do imóvel. Assim, esta medida é mais propícia para a realização desse sonho dos brasileiros sem afetar a renda familiar.

Como se candidatar no Programa Casa Verde e Amarela?

De acordo com a Caixa, as famílias com renda de até R$ 7 mil mensais vão poder contratar individualmente, o que poderá ser efetuado através da construtora ou entidade organizadora associada a projeto que poderá ser financiado por meio de algum banco público.

A inscrição é conceituada por meio da Caixa e os cidadãos vão poder aceder às condições de financiamento. Em seguida da conclusão da análise, você deve esperar a aceitação dos documentos e, por fim, assinar o contrato de financiamento.

Para se inscrever quais são os documentos pedidos?

Caso pertença a um destes grupos e pretenda receber o subsídio do governo para financiamento imobiliário por meio do Programa Casa Verde e Amarela, vai ter que apresentar os seguintes documentos à Caixa:

  • Comprovante De Residência Atual;
  • Comprovação De Estado Civil (Certidão De Nascimento Para Solteiros, Certidão De Casamentos Para Quem É Casado E Certidão De Casamento Averbada Para Divorciados);
  • Comprovação De Renda Feita (Holerite/Contracheque);
  • Declaração De Contribuição Do Imposto De Renda, caso seja preciso;
  • Documentos De Identificação (RG E CPF).

No entanto, caso você seja autônomo e não tem folha de pagamento, vai precisar do extrato da sua conta bancária. Com todos estes documentos em mãos, dirija se à agência da Caixa mais perto para obter mais informações para se cadastrar.

Dicas para não atrasar parcelas do financiamento

Para mantê-lo na linha e não sair do controle ou atrasar parcelas do financiamento, continue lendo este tópico. Pois, preparamos quatro dicas para lhe ajudar a manter seu orçamento equilibrado.

Analise suas finanças para evitar atrasos nas parcelas do financiamento

Liste todas as suas atuais despesas. Pense em contas mensais, despesas do dia-a-dia para atividades em família, despesas em excesso e, finalmente, despesas inesperadas, como assistência médica, reparos de carros. 

Analise para onde você está encaminhando mais valor. É para pagar as contas ou para algo comentado como assistir a um filme no cinema com as crianças? Separe as coisas que são vitais e primordiais para sua sobrevivência. 

Recolha e reserve um valor para pagar as contas mais essenciais. O resto pode ser revisto, excluído ou reduzido, como passeios com as crianças e viagens. Cogitando em um cenário mais adverso como a perda do emprego que motivou a redução da sua renda. 

Mesmo neste caso, ainda há opções. Você pode utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para diminuir a parcela do financiamento. Mas, para isso, dirija-se à organização financeira onde contratou este benefício e explique a situação. Veja o que poderá ser feito.

LEIA TAMBÉM:

Tente economizar

Para não enrolar se com o pagamento das parcelas do financiamento, é fundamental possuir uma reserva financeira. Por isso, economize quanto antes. Pois, com reservas financeiras, suas alternativas aumentam e seu poder de barganha aumenta.

Inicie reservando uma parte do seu salário a cada mês. Converse com os familiares e peça a colaboração de todos. Esse pagamento pode ajudar a pagar as parcelas do financiamento para quem já contrataram. 

Ou, para famílias que ainda desejam a opção de financiamento. No entanto, lembre se, quanto grande a entrada, menos dívida você tem, para que as parcelas caibam melhor no seu orçamento.

Avalie sua carreira profissional

Conquistar a casa própria é o sonho de todas as famílias, porém, deve ser planejado. É preciso garantir que você possa arcar com o valor dessa aquisição. Mesmo que opte por meio do financiamento, é importante saber que conseguirá pagar todas as prestações. 

portanto, consultores financeiros e analistas do mercado imobiliário aconselham as pessoas a não comprarem imóveis no início da carreira. Nesse período, ainda não existe muita estabilidade ocupacional. 

No entanto, por outro lado, comprar um novo imóvel pode ser um bom investimento para os jovens. Basta considerar a sua situação real e necessidades a curto e médio prazo. Além de uma análise adequada da carreira e das perspectivas profissionais.

Faça simulações

 Essa dica é para quem ainda não contratou o financiamento. Caso você não vê a hora de possuir um imóvel próprio, porém, não quer participar do parcelamento, faça uma simulação de crédito imobiliário. 

Dessa forma, é possível possuir o acesso a alternativas fornecidas por meio de muitas organizações. Esta verificação garante que você selecione a organização e o crédito que fornece as melhores condições e taxas para o seu orçamento.

Enfim, agora que você já sabe mais a respeito do Programa Casa Verde e Amarela, busque mais a respeito. E, confira, caso você possa ser beneficiado com o subsídio do governo e conquiste o sonho da casa própria.

Fonte: conteúdo retirado dos seguintes sites “noticiasconcursos.com.br” / “fdr.com.br” / “direcional.com.br” / “www.grancorp.com.br”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o seu Adblock para ajudar a continuarmos trazendo o melhor para você!